terça-feira, 21 de junho de 2011

O que fazer se um funcionário pedir para flexibilizar o trabalho? (vantagens)

Até aqui temos dedicado este espaço às vantagens da conciliação para as mães, para os pais e para as crianças. A partir de hoje, todas as  terças feiras, vamos falar de como a empresa pode viver de uma forma construtiva e produtiva a flexibilidade tendo como objectivo este equilíbrio. O tema de hoje prende-se com o regresso ao trabalho.

Muitos funcionários, ao regressar da licença de maternidade, pretendem alterar o horário de trabalho para ajudar a conciliar os compromissos familiares e profissionais. 
 

As vantagens da flexibilidade
Por que razão devem as organizações e empresas, pequenas e grandes, continuar a empregar as mulheres depois da licença de maternidade? À parte as obrigações legais, quais as vantagens de o fazer? Para identificar os fortes motivos profissionais para uma estratégia para trabalhadoras após a licença de maternidade teremos de falar das preocupações que algumas organizações têm relativamente às questões da maternidade.
Teremos também a oportunidade de observar e fazer alterações positivas na forma como o trabalho é organizado, para atingirmos uma situação em que todos fiquem a ganhar, com vantagens para a empresa e para o funcionário.

As vantagens que podem ter um impacto real na conclusão a tirar são várias e estão descritas mais abaixo.

É importante recordar que as vantagens das políticas de maternidade podem funcionar em conjunto com outras iniciativas da empresa, como programas de bem-estar, por exemplo. E é importantíssimo compreender que a funcionária que saiu da empresa para uma licença de maternidade continua a ter não só os conhecimentos e capacidades que lhe permitiram desempenhar a sua função, como também outros aspectos intangíveis, como a relação com os colegas e uma compreensão da cultura e ethos empresarial, que podem ter uma enorme importância no trabalho efectivo.

"Se um funcionário que já desempenhou uma função mudar de ideias e me disser que já não a consegue desempenhar devido a problemas de equilíbrio entre a vida profissional e familiar, sinto que tanto eu como a organização falhámos.”
Paul Smith, Gerente na DHL

1 Manter capacidades e experiência
2 Aumentar a moral, ao dar às pessoas mais opções e mais controlo sobre o horário
3 Manter uma equipa de sucesso
4 Ter funcionários nos quais pode confiar e delegar tarefas
5 Poupar tempo e dinheiro no recrutamento e desenvolvimento de uma substituição
6 Alinhar as horas de trabalho com o pico individual de produtividade
7 Manter as pessoas na equipa quando elas constituem família ou assumem outras responsabilidades
8 Aumentar a diversidade para reflectir a base de clientes
9 Reforçar o negócio, ao abarcar diversos estilos de liderança e talento
10 Flexibilidade para abarcar um leque mais vasto de horas, de forma a responder às exigências 24 sobre 24 horas
11 Redução do stress e/ou impacto dos problemas pessoais na produtividade
12 Redução das despesas de deslocação, custos do espaço de trabalho e impacto no ambiente
13 Aumento do bem-estar dos funcionários resultante de um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Esta questão pode ter um impacto positivo nas taxas de absentismo, esforço discricionário, lealdade, motivação e moral

Gestão dos pedidos de flexibilidade no trabalho
O tipo de acordo de trabalho flexível que os funcionários podem querer depende das suas próprias circunstâncias e opções. Podem pretender continuar a ser trabalhadores a tempo inteiro, mas trabalhar parcialmente a partir de casa. Podem pretender mudar o horário, por exemplo começar e acabar o trabalho mais cedo. Ou podem querer reduzir a carga horária. Existe um vasto leque de acordos de trabalho flexível em prática, e não é estranho um funcionário combinar diferentes tipos de flexibilidade de forma a criar um padrão de trabalho personalizado.

Cada tipo de trabalho flexível tem vantagens próprias, bem como áreas que exigem um planeamento cuidado. Alguns trabalhos prestam-se mais facilmente a certos tipos de acordos de trabalho que outros, e é importante que tanto o empregador como o funcionário planeiem o trabalho em conformidade. O processo de lidar com um pedido de trabalho flexível encoraja ambas as partes a ter uma abordagem ponderada, mas vale a pena tirar algum tempo para que ambos possam perceber como é que o trabalho vai ser feito em qualquer dos padrões propostos.

Para a semana vamos falar sobre como avaliar a possibilidade de flexibilidade em determinadas funções

http://www.flexibility.co.uk/
Tradução feita por Carla Palhares da Costa

1 comentário:

  1. Whereaѕ in the specific trunk cοnstituent that
    iѕ expеriencing annoуance іs ωhаt helps the recoverу ωοrκ іf
    the ρain in thе neck signals being sent to thе afflіctіvе ѕphere and gain cіrculation, whiсh raise thе impгessiοn of wellness.
    Victimisation Aurawavе tο fаcilitаte fight lеt down plump fοr аnnoyance as ѕubstantially as
    the fact that it's had since its discharge- as advantageously as muscular tissue tenderness in other extremities.
    Also see my website :: Dan

    ResponderEliminar